O QUE É A ALTA COSTURA DA MODA?

Alta Costura é um termo que somente pode ser usado por um grupo seleto de marcas que cumprem dezenas de regras e tem sua vaga analisada a cada ano. Quando falamos de Alta Costura, falamos sobre a maior elite da moda, com peças originais, feitas à mão com produtos de altíssima qualidade, que podem levar até meses para serem produzidas.

Para poder utilizar o termo legalmente protegido, Alta Costura, a grife passa por uma análise da Federação da Alta Costura e da Moda, e deve cumprir os seguintes requisitos: produzir as peças sob medida, ter seu Ateliê em Paris, ter no mínimo 15 funcionários, realizar 2 desfiles por ano, cada um com no mínimo 25 looks, entre outras regras que não são claramente abertas ao público.

Chanel, Dior, Schiaparelli, Giambatitsta Valli, Jean Paul Gautier e Iris Van Herpen, são algumas das marcas que tiveram suas coleções de Alta Costura desfiladas nessa temporada. 

Mas a pergunta que fica é: quem compra e usa peças tão diferentes e extravagantes? 

Pesquisas apontam que há apenas 4 mil compradores de Alta Costura em todo o mundo, tornando-se um produto com alta exclusividade, geralmente comprados por colecionadores da marca, ou para eventos sociais importantes, como o Met Gala, e premiações do mundo musical e artístico.

Peças de Alta Costura costumam simbolizar um status social avançado na sociedade, podendo chegar a custarem milhões de reais, representam poder e uma vida extremamente luxuosa, sendo desejo de homens e mulheres que tem como objetivo alcançar esse status na sociedade.

Diferente das coleções comuns, a coleção de Alta Costura NÃO é para ser usada no dia a dia!