INDIE SLEAZE: A MODA DE 2010

A essa altura do campeonato, as CM. Lovers já sabem que a moda é cíclica, ou seja, uma hora ou outra, as tendências estarão de volta de forma repaginada. Nós últimos anos, vimos a tendencia Y2k, ou anos 2000, sendo muito presente na moda, musica e arte, esses fatores já davam indício da próxima tendência que voltaria: o indie sleaze.

O movimento indie surgiu a princípio na Inglaterra na década de 80, tendo influência, principalmente, no cenário musical, e foi se modificando ao passar dos anos, com influência do rock e punk, sendo um estilo maximalista e underground.

O indie sleaze teve seu ápice dos anos 2006 até 2013, contrapondo a tendência girly de Paris Hilton, onde era usado muitos tons de rosa, mini saia, peças cute e exploravam o lado doce da mulher, dessa vez, um ar punk/rock é incorporado ao visual, transmitindo uma imagem de poder e liberdade feminina, podendo até ser visto como um estilo mais masculino.

Nessa época o Tumblr estava em alta, e o Instagram dava seus primeiros passos, as fotos com flash durante momentos descontraídos, principalmente em festas, eram desejo entre as celebridades e os jovens. Os cigarros e as drogas também eram considerados cools, assim como os distúrbios alimentares e de imagem (mas essa parte não devemos nos inspirar, ok?).

Kate Moss e as irmãs Olsen eram referências quando falamos desse estio. As camisetas de banda de rock tiveram seu ápice novamente, sendo combinados com mini shorts e mini saias, com meia calças pretas ou arrastão. As camisas xadrez também foram aposta, principalmente quando amarradas na cintura. As estampas animal print eram um elemento fundamental para as mais fashionistas, assim como as rendas, casacos de pelo, calças de cintura baixa e botas. As sobreposições também não podiam faltar, quanto mais melhor! A maquiagem tinha a pele leve e contornada, porém o peso estavam nos olhos, lápis preto era o melhor amigo de uma indie girl!

Fonte: Pinterest

E se você é antenada nas tendências, deve estar se perguntando se não estávamos falando da tendência Messy Girl esse tempo todo! E de fato são movimentos super semelhantes, a messy girl tem referência direta ao indie sleaze, assim como a Mob Wife Aesthetic. A moda é cíclica e as tendências vão e voltam a todo momento, por isso, é tão importante entendermos do passado para compreender o futuro.

Deixe um comentário