Você já se pegou rolando o Instagram por horas, se comparando com pessoas que você nem conhece, e se sentindo cada vez mais exausta e desconectada de si mesma?
Se sim, você não está sozinha. A sobrecarga digital — causada pelas redes sociais — tem afetado profundamente a saúde mental, emocional e a autoestima das mulheres, com comparações absurdas sobre corpos, peles, rotinas, criando um ciclo vicioso e prejudicial.
E aqui entra o “Digital Detox”, não como uma regra, mas como um respiro e um ato de autocuidado, para retornarmos a vida real.
Por que fazer um detox digital?
• Redes sociais podem ser estressantes, mesmo que você não perceba. O excesso de estímulos visuais, comparações constantes e a pressão por produtividade e estética geram cansaço mental.
• Estudos mostram que o tempo excessivo nas redes podem causar ansiedade, insônia e baixa autoestima.
• O detox digital é um convite para se reconectar com o ritmo do seu corpo, seu estilo de vida e sua individualidade.
Como começar?
Não estamos te dizendo para apagar tudo e viver sem conexão a internet, afinal, ela também nos traz fatores positivos. Um detox eficiente pode (e deve) ser adaptado à sua realidade, respeitando sua rotina. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo:
• Defina horários específicos para checar as redes.
Ex: Das 11h às 12h e das 18h às 19h. Dessa forma voce consegue diminuir seu tempo de tela.
• Não use o celular ao acordar ou antes de dormir
Usar o celular logo ao acordar ou ao se deitar na cama, pode gerar ansiedade e insônia. Preserve esses momentos.
• Mude a ordem dos ícones no celular.
Esconda os aplicativos que mais consomem sua atenção. Às vezes, só o esforço de procurá-los já quebra o hábito de acessa-lo a todo momento.
• Experimente um “domingo offline”.
Um dia por semana completamente livre de redes sociais — e no lugar, atividades que estimulem o corpo, os sentidos e a criatividade.
Autocuidado offline: o que fazer com esse novo tempo sozinha?
• Explore hobbies:
Explore trabalhos manuais, como pintura, desenho, cerâmica, crochê. Ocupar seu tempo descobrindo novos hobbies pode ser desestressante e um bom momento para auto conhecimento.
• Escreva um diário:
Tire um momento do dia para escrever a mão, comece com a pergunta: “Como estou me sentindo hoje?”, e evolua sua escrita, o papel será seu novo melhor amigo.
• Aproveite o tempo com rituais sensoriais:
Um banho com velas, óleos, música. Um chá quente acompanhado de meditação. Proporcione bons momentos para sua mente e corpo.
Durante o detox, você pode se (re)descobrir — incluindo seu estilo pessoal, aquele que não está condicionado ao que é tendência ou ao que influencers estão usando. Dica: desafie-se a montar looks sem inspiração externa por uma semana.
O digital detox não é sobre ser contra as redes sociais — é sobre voltar a ser a protagonista da sua atenção e da sua estética, evitando comparações desnecessárias e cuidando da sua saúde mental.

Formada em moda, apaixonada pelo universo feminino e viciada em apostar nas tendências, uma fonte segura para as últimas notícias do mundo da moda e suas dicas favoritas para arrasar nos outfits.