Nessa segunda-feira, iniciou uma das temporadas de moda mais importantes, a temporada de Alta Costura, e como é de costume, Schiaparelli fez seu incrível desfile de abertura, com a direção criativa de Daniel Roseberry.
A coleção com 31 looks, chamada de A Fênix, é uma homenagem a fundadora da marca, Elsa Schiaparelli, apresentando looks surrealistas repaginados e inspirados na Alta Costura da década de 50, provando que Daniel também sabe criar surrealismo além das famosas esculturas douradas onde representavam partes do corpo humano.
O primeiro look da coleção mostra um look preto longo, com uma espécie de armadura em prata no formato de longas penas e com grandes ombreiras, dando a sensação de proteção. Daniel fez o uso de ombreiras durante todo o desfile, os looks all black foram a maior parte, sempre acompanhados de decotes profundos, drapeados inesperados, ou pontos de metalizado.
Os tecidos aveludados e transparências não ficaram de fora, sendo o ponto de sensualidade necessário para equilibrar os looks em alfaiataria que cobriam todo o corpo. Cortes a laser foram adicionados a essa coleção, sempre de maneira estratégica para mostrar pele e trazer uma sensualidade sútil a peça.
Um dos looks mais famosos na internet dessa coleção, e também um dos mais impactantes, com certeza é look 16, desfilado pela modelo Karlie Kloss, onde uma simples calça alfaiataria foi combinada com uma blusa toda coberta por penas brancas, grandes ombreiras e um decote profundo, o look foi complementado por um acessório de cabeça do mesmo material, inspirado em um chapéu produzido por Elsa Schiaparelli em seu momento de maior prestígio.
Ao desenrolar da coleção, vemos os tons de preto e azul marinho dando espaço para tons mais quentes, como o vermelho e laranja, mostrando o processo de ressurgimento da Fênix de maneira sútil. Penas vermelhas foram acrescentadas no interior de um conjunto de alfaiataria, dando a sensação que as penas realmente faziam parte do corpo da modelo, que também usava um tule vermelho cobrindo seu rosto e cabelos.
Para o penúltimo look, vemos uma volumosa saia em tule off white, com pequenas pedras em tons de preto por todo o seu comprimento, simbolizando seu ressurgimento por completo e de maneira mais exuberante, mas ainda sim, com fragmentos do seu antigo ser.
Daniel Roseberry provou, mais uma vez, que o céu é o limite quando se trata de Schiaparelli na Alta Costura, trabalhando perfeitamente com modelagens e técnicas surrealistas e mostrando que a alma de Elsa Schiaparelli permanece viva.
Formada em moda, apaixonada pelo universo feminino e viciada em apostar nas tendências, uma fonte segura para as últimas notícias do mundo da moda e suas dicas favoritas para arrasar nos outfits.